Saúde do homem: prevenção do câncer de próstata


 

Dr. Cristiano Paiva - Fotos Érico Xavier-24

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam 580 novos casos de câncer de próstata por ano. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que os homens iniciem a avaliação do risco de câncer da próstata a partir dos 50 anos. Há dois grupos que devem iniciar o rastreio aos 45 anos: homens com histórico da doença na família e negros. Os exames de rastreio são o toque retal e o exame de sangue, o PSA. De janeiro a setembro de 2019, o serviço de Urologia da Fundação Centro de Oncologia do Amazonas (FCecon) realizou 2.587 consultas urológicas.

Para falar sobre o assunto a equipe de comunicação da Fapeam conversou com o médico urologista, Cristiano Paiva, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon). Na entrevista, Paiva fala sobre o câncer de próstata e as formas de prevenção. Boa leitura!

Qual a função da Próstata?

É uma glândula do órgão reprodutor masculino que tem função específica que é a de produzir o líquido prostático que na idade reprodutiva do homem, normalmente antes dos 40 anos, protege e nutre os espermatozoides.

E depois dos 40 anos qual a função da próstata?

Depois dos 40 anos gera apenas problemas de saúde, ou ela vai crescer de uma forma benigna que seria a hiperplasia, ou vai ocasionar o câncer de próstata que pode levar o indivíduo ao óbito.

Como o câncer se desenvolve?

Desenvolve quando ocorre crescimento e reprodução anormais de células da glândula. Na verdade são vários fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer, são os genéticos, familiares, ambientais, raça, os negros têm mais chance de ter câncer de próstata, os indivíduos obesos não só têm mais chance como se torna mais agressivo, os indivíduos sedentários, quem consome muito açúcar, gordura e carne vermelha também tem chance de ter o câncer. A vitamina D é um fator importante que protege contra o câncer de próstata. Atualmente, há diversas formas de obter a vitamina.

O câncer de próstata é o mais comum nos homens?

O câncer começa surgir após 40 anos, mas existe um tipo específico de câncer chamado sarcoma que ele atinge indivíduos com menos de 40 anos, um câncer muito agressivo, mas geralmente o câncer de próstata é depois dos 40 com pico de incidência entres os 50 e 65 anos.

Existem sinais e sintomas do câncer de próstata?

No início o câncer de próstata ele é assintomático. Por exemplo, numa próstata normal o canal da urina passa no meio da próstata, quando o indivíduo tem câncer não fica no meio, mas sim fora da próstata. Logo, não tem sintoma, só há sinais quando o indivíduo já está com a doença em estágio avançado.

Quais os exames indicados para investigar o câncer de próstata?

Quando a pessoa for fazer uma campanha de detecção o certo é fazer o toque retal, que permite ao médico palpar a próstata e perceber se há nódulos (caroços). Isso ainda é um fantasma na cabeça dos homens. Outro exame importante é o PSA, que é um exame de sangue. O mais indicado é associar os dois exames, pois a chance de se ter algum tipo de diagnóstico supera 95%.

A partir de que idade o homem deve começar a fazer exames periódicos?

O ideal é que a partir dos 50 anos todo homem faça exames periódicos anualmente, para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Entretanto quem já teve familiares com esta doença deve antecipar a avaliação periódica a partir  dos 40 anos.

Por que as pessoas da raça negra têm maior probabilidade?

É o caráter genético, existem alguns cromossomos relacionados ao câncer de próstata e também existem sondas que fazem a correção para que não desenvolvam em pessoas negras. Mas, essas sondas são em pequeno número e há possibilidade de também vir defeituosas, o que torna um risco maior de desenvolver este tumor.

Quais medidas de prevenção do câncer de próstata?

Perder peso, evitar o sedentarismo, comida industrializadas (sanduíche, refrigerante, enlatados), churrasco, checar os níveis de vitamina D que protege contra o câncer de próstata, reposição de vitamina C, evitar fumar, aumentar consumo de saladas, frutas, leite soja, chá verde somar as atividades físicas corrida, musculação e caminhada.

Como você avalia a importância da Campanha Novembro Azul?

Muitas vezes o homem não vai ao urologista por falta de informação e oportunidade; um grande exemplo, são as campanhas que realizamos nos hospitais, onde de 100 homens atendidos sabe qual era a fala de todos? O motivo era que não tinham campanhas como essas durante o ano todo ou que o acesso ao urologista é difícil. Esses são os comentários que mais ouvimos durante as campanhas, ou seja, é falta de acesso e oportunidade e essas campanhas devem sempre ser estimuladas e encorajadas, não apenas no mês de novembro, mas durante vários momentos ao longo do ano, por meio das secretarias de saúde.

Por: Jessie Silva

Fotos: Érico Xavier