FMT-HVD seleciona 51 projetos de pesquisa, via Paic


Cinquenta e um projetos de pesquisa de iniciação científica serão desenvolvidos, a partir de julho, na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) com financiamento do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Os projetos foram contemplados no Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic/Edição 2014-2015). A relação dos contemplados foi disponibilizada na manhã desta segunda-feira (16/06) no site da FMT-HVD.

Dos 51 projetos de pesquisa selecionados, 40 são estudos inéditos na Fundação e 11 são pesquisas que já estavam sendo desenvolvidas e foram renovadas. Entre os projetos inéditos está o da estudante de Medicina pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Thayane Karine Verçosa da Silva.

Intitulado “Anemia e malária na gestação na cidade de Manaus como fatores prognósticos para prematuridade: um estudo de corte retrospectivo”, o estudo analisará os casos de grávidas em Manaus com anemia e malária e como essas condições afetam a gravidez. O estudo será orientado pela doutoranda em Medicina Tropical pela UEA, Camila Helena Aguiar Bôtto de Menezes.

Veja a lista dos projetos contemplados

Dentre os 11 projetos que serão renovados, está o da graduanda em Biomedicina pela Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), Fabiele Castro Pereira, intitulado “Caracterização da co-infecção de malária e mansonelose no município de Coari, Amazonas”.

O estudo é orientado pela doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marilaine Martins, e consiste em caracterizar a co-infecção de malária e mansonelose (síndrome febril aguda) no município de Coari.

Prazos

Segundo a Diretoria de Ensino e Pesquisa (Denpe) da FMT-HVD, os bolsistas que tiveram seus projetos aprovados com recomendações têm até o dia 27 deste mês para entregar novamente os projetos com as alterações solicitadas.

Os demais bolsistas também têm que entregar toda a documentação até o dia 27 deste mês e preencher o plano de trabalho no SIGFAPEAM, no período de 30/06 a 10/07/2014. As bolsas de iniciação científica serão implementadas no período de 10 a 15 de julho.

Investimentos

Nesta edição do Paic, o governo do Estado via FAPEAM destinará R$ 1,4 milhão em auxílio-pesquisa e cerca de R$ 543,9 mil mensais para o pagamento de 1.511 bolsas de iniciação científica, em 11 instituições de ensino e pesquisa no Amazonas.

Os projetos de pesquisa têm de ser desenvolvidos no período de 01 de agosto deste ano a 31 de julho de 2015. Para isso, os acadêmicos precisam se inscrever no processo de seleção nas instituições de ensino e pesquisa do Estado. Os prazos para inscrição variam de acordo com cada uma delas.

Os trabalhos serão orientados por profissionais com título de mestre ou doutor, com experiência reconhecida em pesquisa e que façam parte do quadro de funcionários lotados na instituição a que o acadêmico deseja desenvolver os projetos.

Sobre o Paic

O Programa tem como objetivo apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados em desenvolver pesquisas em instituições públicas e privadas no Amazonas.

Camila Carvalho – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *