Aplicativo ajuda deficientes visuais na identificação de ônibus urbanos

Estudante de Desenvolvimento de Software, José Erivaldo Zane Ferreira, desenvolveu o sistema de áudio que ajuda a identificar as linhas de ônibus urbanos em Manaus.
Aos 49 anos de idade, após o surgimento de um glaucoma (doença ocular que provoca danos no nervo óptico), o aposentado Carlos Pereira teve a perda total da visão. Assim como ele, no Estado do Amazonas, 23,2% da população possui algum tipo de deficiência, sendo que a maior parte dessa fatia apresenta deficiência visual. Os dados são do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Conforme Pereira, a hora de pegar o ônibus é um momento difícil. Quando está na parada precisa de auxílio e, às vezes, as pessoas que o ajudam não podem espera-lo até o instante da chegada da condução. “Ficamos sem nenhum referencial”, lamentou.
Para facilitar a rotina diária e a independência de pessoas como o aposentado Carlos Pereira, o estudante de Desenvolvimento de Software José Erivaldo Zane Ferreira desenvolveu um sistema de áudio que ajuda a identificar as linhas de ônibus urbanos em Manaus. Ele disse que a ideia surgiu quando teve dificuldades ao utilizar o transporte público, pois não enxerga bem de longe. O sistema foi baseado no dia a dia do aposentado que também participou da pesquisa.
Segundo Ferreira, o protótipo funciona com dois módulos, um fica instalado no terminal de ônibus e o segundo integrado ao transporte coletivo. Por meio de um aplicativo instalado no celular do usuário é possível fazer a integração com o motorista da linha informada. A partir da solicitação, uma mensagem é recebida informando que o ônibus solicitado encontra-se a poucos metros do ponto de ônibus.
Para o desenvolvimento do projeto foi realizada uma pesquisa sobre o transporte público no mundo, Brasil e em Manaus, sob a perspectiva da tecnologia assistiva e acessibilidade ao transporte público que referenciassem pontos de ônibus. Foram feitas avaliações da estrutura de tráfego urbano da cidade de Manaus e peculiaridades para que as pessoas possam se locomover tranquilamente e ter acesso aos ônibus urbanos.
O projeto “Sistema de Áudio para Identificação do Transporte Coletivo Urbano” foi um dos oito projetos voltados às tecnologias assistivas, contemplado no Programa Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência – Viver Melhor/Edital de Apoio à Pesquisa para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (Viver Melhor/Pró-Assistir). O Programa é financiado pelo Governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped).
Para este edital (006/2012-Pró-Assistir), a FAPEAM disponibilizou cerca de R$ 1.629 milhão. Lançado em 2012, o Programa visa o financiamento à pesquisa para tecnologias assistivas que estimulem a participação não somente de pesquisadores, mas também de inventores.
Adriana Pimentel – Agência FAPEAM
Fotos Érico Xavier
Edição Luís Mansuêto