Pesquisador identifica tempo máximo de submersão de espécie de quelônio amazônico


04/12/2012 – Na tentativa de reduzir os índices de mortalidade de quelônios amazônicos capturados por meio de redes, o mestre em Diversidade Biológica, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Márcio Quara de Carvalho Santos, desenvolveu um estudo que determina o tempo exato de submersão desses animais.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O projeto intitulado ‘Propriedades do sangue e efeito do mergulho forçado sobre o perfil hematológico de Podocnemis erythrocephala (SPIX, 1824) (Testudines, Podocnemididae) do médio Rio Negro, Amazonas’ foi realizado no período de 2009 a 2011, na Ufam.

O estudo foi financiado pelo Governo do Amazonas, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Amazonas (RH-Interinstitucional).

De acordo com o pesquisador, na Bacia do Médio Rio Negro, o quelônio ou tartaruga de nome científico Podocnemis erythrocephala e conhecido popularmente como irapuca é capturado indiscriminadamente durante todo o ano por ser uma importante fonte alimentar para as populações ribeirinhas.

Essa captura acaba acarretando na morte desta espécie que já se tornou a principal vítima do emaranhamento das redes de pesca, seja de forma acidental ou intencional. “O objetivo do estudo foi avaliar o perfil hematológico da irapuca em resposta a diferentes tempos de mergulho forçado para que os resultados contribuam com projetos de manejo e na tentativa de evitar a mortalidade desses animais por afogamento”, esclareceu Quara.

Mergulho assistido

Quara informou que para a realização do estudo, foram capturadas 39 irapucas que habitavam igarapés do Arquipélago de Mariuá, localizado na Bacia do Médio Rio Negro. Os animais foram distribuídos em três grupos e submetidos a diferentes períodos de mergulho forçado.

“O tempo zero consistiu na coleta sanguínea imediatamente após a captura dos animais. Ao término de 30 e 60 minutos de mergulho forçado foram realizados coletas sanguíneas por punção da veia femoral. Em seguida, foi feita a biometria de todos os animais, com aferimento do peso corpóreo e mensuração do comprimento e largura da carapaça”, explicou o pesquisador na dissertação.

A submersão foi feita próximo aos habitats naturais dos animais para evitar possíveis interferências das variáveis físicas e químicas da água sobre os parâmetros sanguíneos.

Tempo de submersão

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/irapuca06.jpgOs quelônios constituem um importante recurso para as populações ribeirinhas da região amazônica, pois os indivíduos adultos e os ovos das espécies são utilizados como fonte alimentar e por isso são capturados indiscriminadamente durante todo o ano.

Os quelônios são conhecidos pela habilidade de realizar longos mergulhos, entretanto, as respostas fisiológicas são adaptadas para cada espécie para sobreviver às situações de hipóxia, baixo índice de oxigênio, e anóxia, quando ocorre a ausência total de oxigênio na água.

De acordo com Quara, a irapuca é uma espécie que tolera até 60 minutos de submersão forçada, realizando constantemente ajustes fisiológicos para manutenção do equilíbrio ácido-base em situações de ausência de oxigênio.

“Tempos superiores aos testados no estudo podem ocasionar distúrbios eletrolíticos marcantes, além de acidose metabólica e exaustão dos substratos energéticos levando o animal à morte”, concluiu o pesquisador.

Sobre o RH – Interinstitucional

Programa financiado pela FAPEAM, que consiste em apoiar, com bolsas de curta duração, alunos de mestrado e doutorado formalmente matriculados em curso de pós-graduação fora de sede ofertados em Manaus e credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para desenvolvimento de atividades acadêmicas na instituição parceira.

Camila Carvalho – Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *