Bolsistas do RH Design desenvolverão mobiliário escolar em Manaus
14/03/2013 – Os cinco bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) que participaram do Programa de Apoio à Capacitação de Recursos Humanos em Design (RH-Design) darão continuidade às pesquisas desenvolvendo mobiliário escolar em Manaus em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A parceria foi anunciada ontem pelo gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae-AM, Marcus Lima, no encerramento do seminário de avaliação final do programa.
“Os bolsistas vão utilizar os conhecimentos adquiridos na Itália para desenvolverem mobiliário escolar para as escolas da rede municipal e estadual de ensino. O seminário de avaliação final foi fundamental para avaliarmos os produtos e fazer as alterações necessários para colocá-los no mercado”, disse Lima.
Os profissionais Flávio Rosas Barbosa, Geane Almeida Fontinele, Luçana de Moraes Mouco, Nathaly Pinheiro Rabelo e Rodrigo Souza da Silva foram beneficiados com bolsas de estudos para que participassem de cursos de capacitação no Centro Tecnológico de Mobiliário (Cosmob), em Marche, na Itália.
Experiência
Na avaliação do consultor AD HOC e professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UFMG), Carlos Alberto Silva de Miranda, a experiência adquirida na Itália será o grande diferencial dos profissionais.
“É nítido o crescimento profissional deles e o quanto eles podem vir a contribuir com o Amazonas. Agora, é a hora de colocar os conhecimentos adquiridos em prática e retribuir os recursos recebidos em forma de projetos. Não tenho dúvida de que eles são capazes o suficiente de realizar projetos com um diferencial da região, atrelados a questões culturais e com técnicas sustentáveis”, disse Miranda.
O graduado em Desenho Industrial e Design de Produtos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Rodrigo Souza da Silva, ponderou as diferenças entre o Brasil e a Itália.
“Sabemos que a realidade entre os dois países são muito distintas e que envolvem fatores sociais, políticos, culturais, economicos, logisticos e tecnologicos que fogem ao alcance do programa RH Design”, disse Silva.
Segundo ele, os principais empecilhos para o desenvolvimento das atividades no Amazonas são as dificuldades de logística e transporte de materiais essenciais para as atividades.
“A iniciativa é muito válida para que se criem novas perspectivas e oportunidades, pois através de programas como esse que pertencem ao setor poderão visualizar novos horizontes fora do contexto local e desencadear um processo de inovação e/ou quebra de paradigmas como essas novas referências”, ponderou Silva.
Sobre o RH-Design
O Programa de Apoio à Capacitação de Recursos Humanos em Design (RH-Design) foi criado pela FAPEAM, em parceira com o Sebrae, para induzir a capacitação de recursos humanos em design, com ênfase na área de madeira e móveis, em um centro internacional especializado, para a formação de profissionais qualificados, que possibilite a geração de condições favoráveis à competitividade, ao desenvolvimento e à inovação tecnológica de micro e pequenas empresas do Estado do Amazonas, por meio de concessão de bolsas de estudos.
Camila Carvalho – Agência FAPEAM