Ritual indígena é tema de palestra no Musa
“Música, dança e xamanismo guarani”. Este é o tema da palestra que será ministrada pela antropóloga Deise Lucy Oliveira Montardo nesta quinta-feira (17/9), às 17h, na sede administrativa do Museu Amazônico (Musa). Na ocasião, a pesquisadora falará sobre a constituição da música como objeto da antropologia, abordando o desenvolvimento e o estado atual dos estudos sobre a música dos povos indígenas nas terras baixas da América do Sul.
Durante a apresentação, Montardo mostrará resultados de pesquisa realizada com os Guarani Kaiová, do Mato Grosso do Sul, onde foi realizada a etnografia da música e da dança dos rituais xamanísticos.
Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Montardo explicou que não há possibilidade de vida na terra se os Guaranis não estiverem cantando e dançando, segundo os índios, sobre o rito.
“É por isso que eles o realizam todas as noites, assim como o Sol o faz todos os dias, mantendo a musicalidade do mundo, isto é, curando-o. No trabalho, a música é abordada em suas conexões mito-cosmológicas e filosóficas, levando também em conta as suas relações com o xamanismo, a dança e a poesia. A pesquisa de campo teve a duração de oito meses”, informou.
Serviço
Sede administrativa do Musa – Avenida da Constelação, número 16, Conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo.
Agência Fapeam
(com informações da Assessoria do Musa)