FUNDO NEWTON – CONFAP – CHAMADA “CIDADES SAUDÁVEIS E CIÊNCIAS SOCIAIS E O NEXO ALIMENTOS – ÁGUA – ENERGIA”
Download do edital PDFFUNDO NEWTON – CONFAP
CHAMADA “CIDADES SAUDÁVEIS E CIÊNCIAS SOCIAS E O NEXO ALIMENTOS – ÁGUA – ENERGIA”
A FAPEAM anuncia a chamada de propostas de pesquisas em “Cidades Saudáveis” e “Nexo Alimentos – Água – Energia”, no âmbito do Fundo Newton, em parceria com o Economic and Social Research Council (ESRC) do Reino Unido e com as Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais (FAPs), articulada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
O objetivo da chamada é apoiar financeiramente propostas de colaboração interdisciplinares e de alta qualidade entre o Reino Unido e o Brasil, que contribuam para o desenvolvimento econômico e o bem-estar do Brasil nas áreas de Cidades Saudáveis e de Ciências Sociais e o Nexo Alimento-Água- Energia.
Os recursos disponíveis para ambas as chamadas é de £7.5 milhões. Para a chamada de Cidades Saudáveis estão sendo disponibilizados £ 2,5 milhões para apoiar pesquisadores do Reino Unido, com contrapartida equivalente a partir das FAPs que participam para apoiar pesquisadores brasileiros. Para a chamada de Ciências Sociais e o Nexo Alimento-Água-Energia estão sendo disponibilizados £ 1.250.000 para apoiar pesquisadores do Reino Unido, com contrapartida equivalente a partir das FAPs que participam para apoiar pesquisadores brasileiros.
As agências envolvidas esperam selecionar entre 6 a 8 projetos no âmbito da chamada Cidades Saudáveis e entre 3 e 5 projetos no âmbito da chamada Ciências Sociais e o Nexo Alimento-Água-Energia. Cada projeto deverá ter duração máxima de 36 meses.
Preveem-se propostas de parceria equilibrada, com o compromisso de investigação equivalente de ambos os parceiros. Os candidatos não precisam solicitar financiamentos iguais dos dois lados. A diferença de valores deverá refletir a diferença de custos cobertos e preços locais. As agências financiadoras esperam que os custos de cada lado reflitam, de forma precisa, o esforço de pesquisa a ser desenvolvido por cada parceiro. Espera-se que o esforço de pesquisa de ambos os parceiros seja equivalente.
- Submissão das propostas
Os candidatos brasileiros e britânicos devem aplicar separadamente às suas respectivas agências de financiamento um projeto de pesquisa comum. Ambos os parceiros devem, portanto, apresentar uma proposta idêntica, escrita em Inglês. A falta de apresentação de uma proposta válida para ambos financiadores invalidará ambas as submissões.
Os coordenadores brasileiros devem apresentar projeto de pesquisa escrito em Inglês ao CNPq por meio da plataforma Carlos Chagas (http://picc.cnpq.br/efomento/form/47-560).
As propostas para ambas chamadas deverão ser submetidas no site do CNPq até as 12h:00 (horário de Brasília) do dia 2 de julho de 2015. A divulgação do resultado das chamadas será realizada em Novembro de 2015.
Os candidatos de Estado do Amazonas devem consultar CONFAP sobre a sua elegibilidade antes de começar a preparar a proposta com os parceiros do Reino Unido. Caso não haja não consulta prévia ao CONFAP e submeter uma proposta, a proposta poderá ser rejeitada. Para consultas sobre elegibilidade dos coordenadores brasileiros deverá ser contatado o CNPq por meio do email esrc-confap-cnpq@cnpq.br
Os candidatos devem assegurar que os seguintes documentos serão submetidos ao CNPq:
- Projeto de Pesquisa (dez páginas no máximo) contendo:
- Título
- Metas e objetivos
- Questões de investigação e métodos de análise
- Resultados esperados
- Cronograma de execução
- Justificativa dos recursos solicitados (duas páginas por país)
- Impacto do projeto (duas páginas no máximo)
- CV dos pesquisadores (máximo duas páginas para cada pesquisador incluindo uma breve lista de até 15 publicações pessoais relacionadas ao projeto) – um modelo é fornecido na página da chamada britânica
- Lista de publicações citadas na proposta (uma página no máximo)
- Cartas de apoio (somente se for o caso)
- Plano de trabalho para cada uma das bolsas solicitadas para estudantes de graduação ou pós-doutores brasileiros (duas páginas no máximo).
- Análise e seleção
As propostas serão avaliadas de forma conjunta pelo ESRC, o CONFAP e o CNPq. A decisão final sobre as propostas do Estado do Amazonas será feita em conjunto entre a ESRC e a FAPEAM.
Os principais critérios de avaliação das propostas serão:
- Relevância para os temas das chamadas
- A originalidade e a contribuição potencial para novos conhecimentos e/ou práticas
- Adequação do projeto de pesquisa, plano de trabalho e equipe de pesquisa, incluindo uma avaliação da colaboração Brasil – Reino Unido
- O orçamento justificado
- Os resultados esperados, plano de divulgação dos resultados e provável impacto do projeto.
- Contatos e informações
Informações específicas sobre cada uma das chamadas podem ser visualizadas no texto completo da chamada em inglês em: Edital versão inglês .
Demais questões relacionadas com esta chamada e referentes à apresentação de propostas devem ser dirigidas ao CNPq pelo email e-mail: esrc-confap-cnpq@cnpq.br